quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Para Iniciantes: Nosso Primeiro Programa (Parte 2)






 Esse bebêzinho emo é uma onda!

Entendendo as partes de uma classe.


Dando procedimento ao que fizemos no ultimo post (Para Iniciantes: Nosso Primeiro Programa (Parte 1), vamos dar continuidade a ele fazendo nosso simpes e clássico “Hello World”, mas chamaremos esse de “Eu aprendo Java rapidinho”,  lembro-me que no post passado eu indiquei o uso do Eclipse, e daqui para frente tudo vai ser feito nele. Lembrando: o nome do nosso Projeto (Project) é: aprendendo, o nosso  Pacote(Package):  primeiroscodigos, e a nossa classe (Class)é a PrimeiroPasso, entendo também que você não tenha marcado as opções: “Public Static Void Main (String[] args)”, e “Constructors from superclass”, como eu sugeri, mais tarde explicarei  porque não marcá-las neste momento.

Com tudo isso feito, vamos dar inicio ao nosso primeiro programa:

Digite na área de código do eclipse,  (aperte Ctrl + M para melhorar a visualização).
Digite o conteúdo a  seguir , a área de código tem que está exatamente como abaixo. Atenção! O Eclipse já declara o pacote (package) [não sei se "declara"  é a palavra correta!] logo encima, então cuidado para não ter o  package duplicado!

package primeiroscodigos;

public class PrimeiroPasso {    

           
            public static void main(String[] args) {
                        System.out.println("Eu aprendo Java rapidinho!!!");

            }

}

Fez tudo direitinho? Então salve e vá lá  no menu Run – e clique em Run, ou então você pode ir direto na Barra de Ferramentas e clicar neste botão:   (parece q ele não siu aqui), mas é um botão estilo "play" verde.

Entendendo o que fizemos:
package primeiroscodigos;
Este é o nosso pacote. Lembre-se que encerra com o ponto e vírgula (;).
public class PrimeiroPasso {    
Esta é a nossa classe onde:

Public – é um troço que chamamos de modificador acesso  de classes ou métodos, ele pode ser public (publico) ou private (privado), como o Java usa o conceito de Orientação a Objeto, Herança e  bla-bla-blá, as classes podem utilizar a funcionalidade de outras.
Ou seja se uma classe tem algo de interessante podemos “pescar” para uma outra classe caso precise.

Funciona mais ou menos como uma chupeta de um carro que descarrega a bateria:


Quando a  bateria “arreia” usamos um cabo para ligar a bateria de um outro carro e dar a partida,  mas é necessário que o capô do outro carro (bom) esteja aberto para fazer a conexão.
Assim funciona os métodos public  e private, o public é comos e o capô do carro estivesse aberto e o private estivesse fechado, quando comerçar-mos a mexer com herança vamos fixar melhor isso.

Class – é a definição de que é uma classe.

E por fim temos o nome de nossa classe:

PrimeiroPasso;

Quando começamos uma classe é Obrigatório (em Java, até onde sei) que se abra ( { ) chaves e  fechamos lá no final, pois tudo vai ficar dentro destas chaves.


public static void main(String[] args) {

Olha ai o public novamente, mas desta vez ele está em um método, além da classe.

static – esse ai quer dizer que o método (main) e que esse tal método deve ser usado por todos os objetos de nossa classe.


void – nesse caso método não devolve valor nenhum (não sei nem o que isso rsrsrsrsr)
main – é o nosso método óóó, é obrigatório pois ele quem “chama a execução de nosso programa”.

E o (String[] args) – eu sei que é um vetor de strings, mas tbm n sei como funciona, se alguém mais entendido que eu souber explicar eu agradeço.
E o abre chaves novamente, observe que abrimos chaves para a nossa classe e abrimos para o nosso método main, tem que fechar tudo isso senão dá o que chamamos de “formiguinhas”, e gera erro pra caraça no programa só por causa de uma chave não fechada, é serio num compila nunca!  A vantagem é que no Eclipse podemos dar um duplo-clique um pouco após o abre chaves ( { ) que ele selecionará até onde foi fechada, isso ajuda muito.

Pronto, tudo isso é uma rotina que você deve adotar quando for fazer seu programa em Java, se voe não entendeu o que significa fique tranqüilo faça como eu, sei que existe e sei que tem que está lá ai eu coloco rsrsrsr (mas pesquisar e aprender é importante!)

System.out.println("Eu aprendo Java rapidinho!!!");

Este ai é o nosso programa, bonito não é? Rsrsrsr

É nesta parte onde começamos o nosso código,  o “System.out.println” é apenas um uma instrução utilizada para mostrar o que está entre aspas e dentro do parêntese na tela, mas ele é apenas um dos milhares que temos vamos estudar aos poucos métodos diferentes.

O os dois fecha chaves ( } )  lembra que abrimos eles lá na definição da classe e do método main, então temos que FACHÁ-LAS OBRIGATORIAMENTE.

Particularidades do Java (deve ter em outra linguagem sim, mas no Java é indispensável)

- ele é Case-sensitive – em outras palavras MAIÚSCULO É MAIÚSCULO e minúsculo é minúsculo, então respeite isso, tipo Fernando não é o  mesmo que fernando!

- Usar sempre o ponto-e-vírgula ao terminar uma instrução.

- para comentar use o // na frente do comentário de uma linha e o /* no comentário de várias linhas e fecha com */.

Por aqui é só, no próximo poste falarei sobre variáveis, espero que você tenha entendid e se alguém quiser acrescentar ou corrigir  algo, opiniões sempre serão bem vindas.

Abraços!