quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Meu computador quebrou! Quem devo procurar?



      Com a freqüente venda de computadores, certamente cresce a necessidade de se fazer a manutenção, pois como todo equipamento eletrônico, ele um dia vai apresentar falhas, seja por mau uso, seja por desgaste ou simplesmente apresentar um defeito inoportuno.
      Muitos alunos me perguntam a quem levar o computador quando ele quebra, de longe a resposta seria uma assistência técnica credenciada, porém existe um vasto contingente de “profissionais” por ai prontos para atender as necessidades de seu computador, acredite são muitos, alguns são técnicos bons e honestos, alguns podem ser simplesmente curiosos, e outros podem ser picaretas à procura de uma vitima que pode ser você. É certo que escolher a pessoa errada pode trazer danos para seu equipamento ou transtornos incalculáveis para sua vida, ai que mora o perigo.
      Começarei comparando o seu computador quando quebra, a seu cabelo, por exemplo. Você pode fazer procedimento simples como apenas apará-lo, ou pode fazer um procedimento mais complexo como os que usam produtos químicos delicados ou perigosos, que exigem profissionais qualificados e responsáveis, afinal, é sua estética e sua saúde que estão em jogo, imagine que você vai alisar seu cabelo e sai do salão sem ele? OU contrair algum problema grave de saúde? Seria horrível não é?
O correto seria você procurar um salão credenciado, que tenha registro, que os produtos estejam na validade que sejam os corretos, procurar informações a respeito, e principalmente, verificar se o profissional está realmente qualificado para isso, a não ser que você não se importe de ser uma cobaia, mas é um risco que você assume. Porém, às vezes fazer serviços com tais requisitos podem sair um pouco mais caros, mas sabemos que na maioria das vezes, preço é paralelo à qualidade, então quanto melhor  o serviço... Seja no salão, na oficina de seu carro, no hospital, na escola enfim.
        Com  seu computador acontece a mesma coisa que no salão, porém muitas pessoas não se dão conta disso, não importa como você usa o computador, ele é importante, ele é um item pessoal, no menor dos casos, ele é conexão aberta entre sua casa e o mundo lá fora.
       As pessoas mais cautelosas  que procuram assistência de qualidade, são aquelas que têm um fim profissional para seu micro, ou aquela que valorizam o bem adquirido. Muitas pessoas podem dizer: “mas eu não faço coisas importantes em meu computador, só digito documentos e acesso à internet”. Dai eu já digo que você faz coisas muito importantes em seu computador e não percebe, que vão desde históricos, fotos suas etc., existem pessoas mal intencionadas que podem instalar os keyloggers (vírus) que monitoram cada tecla que você pressiona e envia para alguém em outro lugar. Como você se sentiria de soubesse que tem alguém sabendo o que você digita,  lendo suas conversas, vendo seus endereços, seus contatos pessoais, assistindo você pela webcam, vendo sua face?
      A velha frase: “Caiu na NET”,  que é proveniente de muitos sites pornôs, são também de pessoas que tiram fotos comprometedoras, deixam em seus computadores , ai alguém com más intenções podem ter acesso à elas, até durante a visitinha do técnico para atualizar o MSN, casos em que o técnico por imperícia perdeu todos os dados importantes do cliente. Conheço um caso verídico onde o suposto técnico, se apossou de fotos intimas da cliente e ameaçou-a a ter relações com ele sob condições dele não jogar as fotos na net, ela se recusou e ele cumpriu a ameaça, e como sempre acontece, saiu impune,  ela não poderia processá-lo pois não tinha sequer uma  pequena ordem de serviço assinada com seus dados.
      Quando o serviço der certo ótimo, mas quando algo der errado? Ai surge à questão, a quem procurar? Como vou processar alguém que não têm sequer um registro, não é empresa, não tem CNPJ? Como você vai pedir que seu equipamento seja reparado rápido ou no prazo previsto se não pode recorrer ao PROCON? Qual a garantia do serviço? Onde está a Nota Fiscal? O que garante que você está pagando por peças novas ou genuínas? Qual o valor que você dá a seu investimento e à sua vida pessoal? E seus direitos de consumidor como ficam?
       Como assessor, afirmo que o correto, é procurar uma assistência registrada com endereço físico e que tenham um nome à zelar ou  um profissional responsável com registro, no mínimo um CNPJ, que lhe dê garantia e que você possa usufruir de seus direitos como consumidor. Mas como educador também não posso descartar pessoas que estão aprendendo, que não têm registro, mas que fazem um bom serviço, não posso descartar também os aprendizes, pois tenho muitos, e alguns muito bons, sendo que  todos merecem uma oportunidade, sem contar que existem também  casos de empresas registradas que fazem bobagens nos computadores dos  clientes.
       Então nesse caso, vale o seu bom senso, de pesquisar sobre o profissional ou empresa, de acompanhá-lo  durante o serviço, de perguntar, questionar (é um direito seu, lembre-se de que você é o proprietário!), mas é uma opção sua é você quem assumirá os riscos de uma possível má escolha.

Até a próxima.

Prof. Fernando Moreira
Suporte, Professor e Programador.

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