sábado, 22 de janeiro de 2011

Eclipse ou NetBeans?








Mais uma questão de difícil escolha, muitas pessoas me perguntam isso, eu não sou um expert em Java, como disse sou um iniciante, mas sou professor (não de Java) e gosto de compartilhar conhecimentos, primeiro a escolha entre ambos é puramente uma questão de gosto. Mas quem ta iniciando não sabe nem como são, porque iriam gostar?
Primeiro, tanto Eclipse como o NetBeans são IDE’s, eles servem para “construir” o nosso programa, mas linguagem é JAVA, digo isso pois muitos conhecem o Delphi como uma linguagem, o que é errado, pois o Delphi é apenas uma IDE da linguagem Pascal, só lembrando pra não haver a mesma confusão com o Java.
Vai aqui mais uma vez minha opinião, tento fazer com que meus posts não sejam muito individualistas e tendenciosos, mas fazer o que, é a minha visão da coisa. Desde já gostaria de dizer para você que está começando que não existem só o Eclipse e o NetBeans, oooooooohhhh!!! Desvendei o mistério da vida rsrsrsrsrsr!!! Fora de brincadeiras, existem outras ferramentas muito boas que podem ser utilizadas para programar em Java algumas são também gratuitas, como o JBuilder, JDeveloper, InteliJ, BlueJ etc,
Você vai ler muito por ai que dá até para programar no Bloco de Notas, no NotPad++, realmente pode sim, mas nós queremos ver resultados agradáveis visualmente, coisas mais bonitinhas incentivam mais (porém não é um critério), se nós temos acesso as IDE’s então é bom usá-las logo para ir se habituando.
Quanto ao título do tópico, eu volto a dizer que é questão de gosto, mas o principal diferencial entre elas, a nível leigo, é que o NetBeans vem com o recurso de interface gráfica integrado, ou seja, com ele é possível você desenhar a tela (layout) de seu programa usando o clicar e arrastar, como um botão, uma caixa de texto, um rótulo. Quem programa em VB ou “Delphi” sabe como é, acesso facilitado a banco de dados e outras cositas mais.
Já o Eclipse, nativamente não vêm com este recurso, é tudo desenhado nó código mesmo, como muitos conhecem “na unha” com auxilio de uns gerenciadores de Layout, Painéis...Que admito ser bem cansativo. Ele têm muitos outros recursos, mas o para a interface gráfica você deverá inserir um plugin para tal função (um dos que mais gosto é pago).
Ai você automaticamente diz: “Então começarei pelo NetBeans que é mais fácil!”, eu aconselho você trocar a palavra “fácil” por “prático”, praticidade economiza tempo, e tempo é dinheiro, mas não no nosso caso, se estamos começando, a pressa pode ser um problema, o aprendizado virá com persistência e paciência.
Eu aconselho começar pelo Eclipse e sem plugin gráfico, pode ser mais trabalhoso sim, mas você terá total controle sobre seu código, o NetBeans “suja” bastante a nossa área de codificação, pois ainda não sabemos o que é aquele monte de palavras coloridas, além de que no Eclipse você irá codificar mais, irá aprender mais, ai depois que você pegar a noção da sintaxe Java pode partir para o NetBeans em busca da praticidade, e verá que é apenas uma questão de opinião. :-)

2 comentários:

  1. achei fraco mano. desculpe a sinceridade, mais criar uma coluna pra dizer que netbeans tem plugin gráfico embutido e o eclipse não tem é muita grosseria.

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade para opinar brother, pois como vc tá vendo é a minha opnião que certamente é diferente da sua a qual eu respeito muito e de outras pessoas, pois se todos fossem iguais não existiriam fábricas de espelhos né? rsrsrsrsr, o fato da grosseria, perdoe se eu tiver erreado, mas eu não vejo a parte Gráfica do Eclipse como a do NetBeans, pelo menos à primeira instancia (pois pra quem começa a primiera instacia muito significa) no minimo teria que usar um Visual Editor pro eclipse, mas como eu disse ambos são muito boas e tem suas particularidades e peculiaridades e Java n depende da IDE e sim do programador. Sou iniciante assim como muitos aqui e convido você a enviar algo que justifique o que vc disse para a galera aqui, mas peço que seja um post solidário onde a intenção seja ajudar a galera como eu fiz ao escrever este, não sendo pejorativo, quem sabe até eu humildemente não posso aprender com vc?

    Agradeço o comentário e espero a sua contribuição, pode enviar um email com seu post fernando.moreira.ti@gmail.com.

    abraços

    ResponderExcluir