sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Para Iniciantes: Java x .net - Visão pessoal!





Estou numa maresia hoje mas resolvi abordar um tema bem interessante, sobre o Java e a famosa duvida entre ele e o .net da Microsoft. Como sou um iniciante e estou escrevendo para iniciantes (mas os feras também são bem-vindos), não vou listar aqui as diferenças técnicas sobre ambos, pois para quem ta começando isso as vezes confunde mais ainda. Sei que é como discutir religião, como discutir futebol, política, mas vamos lá.
Todo mundo que começa na programação, principalmente a web ouve-se logo falar dessas duas linguagens, plataformas fantasticas, a questão é: em qual programar???
Vivemos numa Sociedade  Cibernética onde impera o velho Windows, é inegável que ele ocupa uma parte beeeeeeeeeeeeeem considerável dos computadores no mercado, alavancando o nome da Srª. Microsoft, ai todos logo dizem: “Se o que reina é a Microsoft, vamos para ela que é tudo compatível com o Windows” e isso também influi muito no uso do .net, que é uma linguagem um pouco mais nova que o Java, eu acho, prova que o Java é mais testado.
Olhando pelo lado que são tecnicamente semelhantes, ambas tem a parte desktop, ambas tema  parte web, ambas tem a parte mobile,  e não esquecendo que eu estou aprendendo o Java e tenho uma certa afinidade por ela é de se imaginar que vai ser tendencioso o meu discurso, mas é verdade, optar pelo .net é aumentar o legado da Microsoft, encher mais ainda o bolso de Titio Gates, por mais que eu saiba que ela (a Microsoft) foi quem nos apresentou  a informática (vai comprar um MACbook ou um I-MAC pra ver o tiro $$$). Ai já entramos em uma questão financeira, o Java é de graça, a JVM é de graça (até quando a  Oracle quiser!!!) as IDE’s mais usadas são de graça.
E ainda tem aquela coisa chamada de .net Framework 3.0 que parece uma máquina de pilar asfalto de tão pesada que é, mas fica à critério, eu prefiro Java, porque é bom e  é de graça. E tenho uma certa ira da MS é coisa pessoal, já me stressei muito com aquela telinha azul dela!

Um comentário:

  1. Olá tudo bem?
    tenho um blog sobre informática que se chama Explicação da NEt
    http://www.explicacao.net/
    e gostaria te convidar você para escrever por lá
    por favor entre em contato
    felipebandeira@hotmail.com.br

    ResponderExcluir