sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Para os Iniciantes: Programador ou Técnico em Informática








A intenção desta discussão não é criar mais um páreo de discussões para defender opiniões, estou postando aqui mais uma coluna de meu blog, voltada para iniciantes, mas que é bem vindo a todos.
Eu posso dizer por experiência própria que o programador é o próximo passo que um técnico em informática que seguir, pode não ser todos mais uma boa parte, sempre assim, o individuo começa a mexer em computadores, se deslumbra, depois percebe que pode mais, estuda, fuça e decide se especializar em fazer manutenção, vê os boatos que as vagas estão crescendo, que as pessoas estão comprando mais computadores e que crescerá a mão de obra no mercado. Por outro lado, quando ele realmente começa, que vê todas as dificuldades que o suporte oferece, tenta algo novo, o que? Ser programador, desenvolver aquele sistema de supermercado, que ele ganha 50 reais pela visita e o cara que fez ganha 500. E ai entra a parte mais interessante: Qual das duas é mais rentável???
De um lado fica o técnico sofrendo com os usuários, com os “paus” na máquina, com os vírus, com a incompreensão das pessoas, de outro o programador com os bugs e a intolerância do cliente. São profissões bem distintas mas que uma depende da outra e ambas são importantes. A questão financeira?  Depende muito do que você queira e da sua determinação, ouve-se falar que um bom programador ganha bem, isso é inegável, mas um bom técnico também pode ganhar. A empresa precisa dos dois, precisa do técnico para manter o sistema que comprou do programador para não ter transtornos, quando o sistema dá pau, entra o programador, quando a máquina dá pau entra o técnico.
O engraçado é que os dois têm a mesma importância, mas o técnico acaba ganhado menos? Porque será? Certo que para você ser um programador não é tão fácil quanto ser um técnico, o problema está na disseminação da informação e na “facilidade” do serviço, as vezes porque um menino que nunca fez curso, nunca comprou um livro, viu no youtube como  formatar um computador e sai formatando e fazendo merda por ai, e desenvolver um programa que funcione a ponto de impressionar e convencer o comprador não é tão fácil assim.
Não tenho nada contra quem ta começando, mas gostaria que fizessem de uma maneira séria a ponto de não comprometer a integridade dos demais, mas fazer o que né?
Por onde seguir é uma opinião sua, pois como eu falei ambos são importantes, mas têm que mostrar o seu valor, lembre-se de que uma boa empresa quer ter seu faturamento  positivamente em dias, e se depende de computadores, todos podem sair ganhando justamente. :-)

Um comentário:

  1. Boa tarde Fernando Moreira, quero parabenizá-lo pela postagem. Estou interessado em estudar programação e seu texto serviu para esclarecer algumas dúvidas.

    ResponderExcluir